10 de jan. de 2009

A ESCOLHA PROFISSIONAL

Escolher significa privilegiar uma alternativa entre várias possibilidades, assim sendo seja qual for à escolha que temos de fazer na vida é necessário conhecer todas as possibilidades existentes para que possamos escolher a melhor, aquela que atende aos nossos desejos.
É assim também a escolha profissional, para que se possa fazer a melhor opção é necessário conhecer todas as possibilidades existentes, para tanto é preciso conhecer as profissões, o que faz o profissional, campos de atuação, mercado de trabalho, formação necessária, etc.
E como conhecer esse universo que é muito grande?
Tudo na vida exige esforço quando se quer atingir um objetivo, neste caso não e diferente, dá um pouco de trabalho que é necessário para que cada um faça a sua melhor escolha. Não adianta perguntar a outras pessoas o que fazer, tenho cara de qual profissão, isso não resolve, ou melhor, leva ao erro.
Pesquise em publicações, na internet, converse com profissionais, visite universidades e faculdades, converse com estudantes dos cursos de seu interesse, analise as informações recebidas para ver o que vai de encontro aos seus interesses.
Abaixo algumas dicas de sites para informação profissional:

Guia do Estudante
Brasil Profissões
Psicopedagogia

Universidades e Faculdades também realizam programas de visitas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de orientá-los sobre as profissões, a Universidade São Paulo e a Universidade Federal de Minas Gerais já estão com agenda de visitas em seus sites, veja nos links abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa! Um blog só para orientação vacional! Parabéns!