4 de dez. de 2009

ATENDENDO A UM PEDIDO

Anônimo disse...

Tomara que dessa vez dê tudo certo, minha irmã irá fazer, tá meio tensa mas tranquilizo ela, o ENEM representa uma ótima oportunidade para os jovens.
Peço que faça um post com um comentário sobre a nova lei que proibe que um aluno estude ao mesmo tempo em duas instituições públicas.

BLOGdoRUBINHO www.blogdorubinho.com.brwww.twitter.com/rubenscorreia
3 de Dezembro de 2009 17:29

Aluno não pode mais estudar em duas universidades públicas

“A partir de agora, o estudante de curso de graduação não poderá ocupar duas vagas, simultaneamente, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior, em todo o território nacional. A medida está na Lei 12.089/09, sancionada, nesta semana, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (12).
Caso o fato seja constatado, a instituição deverá comunicar ao aluno, que terá cinco dias úteis para optar por uma das vagas.
Se o aluno não comparecer no prazo assinalado ou não optar por uma das vagas, a instituição deverá providenciar o cancelamento da matrícula. Se a duplicidade de vagas ocorrer em universidades diferentes, será cancelada a matrícula mais antiga. Se a duplicidade for na mesma instituição, será cancelada a matrícula mais recente. Além disso, os créditos adquiridos no curso onde a matrícula foi cancelada serão considerados nulos. A Lei, que entra em vigor em 30 dias, não afeta os estudantes com cursos já em andamento.”
(Fonte: Blog do Eliomar)
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 12.089 DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

Comento

Está lei vem para atender a uma necessidade da sociedade. A universidade pública é paga por todos nós, através dos impostos, um estudante ocupando duas vagas na mesma universidade ou em outra também pública estará sendo beneficiado duas vezes com o dinheiro público, em um destes cursos não irá devolver à sociedade o benefício recebido sendo injusto com outro estudante que poderia estar utilizando a vaga e depois exercer a profissão.
Não podemos esquecer que a escola pública em todos os níveis de ensino na verdade não é gratuita, é paga e muito bem paga por todos.

11 comentários:

kbritovb disse...

a escola pública em todos os níveis de ensino na verdade não é gratuita, é paga e muito bem paga por todos.

falo tudo

mulherices disse...

Olha, eu não sabia que era PERMITIDO isso: q o mesmo estudante ocupasse vaga em mais de uma universidade pública.

A medida me parece justa e ÓBVIA!

E a informação, bem pertinente.



PS: Inez, esperamos vc no novo artigo de Dona Stella Benevides; seus comentários são do tipo que fazem diferença. :)

Daniel Silva disse...

eu tenho uma colega que fazia isso, acho sacanagem, pois tira a vaga de outra pessoa.

abraço

Otávio R. disse...

estava desinformado enquanto a isso, concordo com seu comentário. mas acho injusto por aqueles que estudam mesmo, que mostram que estao se esforcando. deveria se fazer um balanco geral, e ver qual aluno, realmente, se empenha. caso contrario, sou a favor da lei.

Allison French ! disse...

legal o blog , gostei bastante !
estou seguindo !

Anônimo disse...

É verdade, Dona Inez. É horrivel saber da falta de educação desses filhos da puta. Convivo com muitos e vi crescer um. E acredite: é horrivel ver alguém crescendo desse modo!

Grande abraço.

Anônimo disse...

É melhor assim né, as pessoas tem mais chances agora que tem mais vagas...

Unknown disse...

acho que a educação que temos aqui no Brasil ainda é fraquissima mesmo nas ditas "melhores universidades do país" as universidades públicas que não são avaliadas no ENADE por isso são ditas como ótimas universidades, porém a estrtura da maioria esta precaria e mesmo as universidades particulares estão ruins, devido a profissionais mal preparados ou até mesmo a um amadorismo muito grande, devido a falta de fiscalização do governo nessas instituições de ensino

Anônimo disse...

Em tempos de ENEM e similares, é sempre importante manter a informação sobre o ensino no Brasil. Particularmente, é uma lei que beneficia boa parte da população - com uma liberação de vagas. Mas inibe o direito de alguém, o que pode causar polêmica.

Parabéns pelas postagens e a iniciativa do blog.

Blog do Jeco disse...

Inez, eu já tinha conhecimento desta lei.

Pra falar a verdade, eu queria poder cursar os dois cursos no qual estou prestando vestibular. Mas tenho que reconhecer que essa lei é justa; afinal tem aluno que nem sempre acaba o curso e abandona logo em seguida.
Abraços...

FLP disse...

Ótimo post! thanks pelas informações uteis!!! comenta no meu blog: http://flp30.blogspot.com