15 de ago. de 2009

FORMAÇÃO DE ESCRITORES

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Inez, dentre as centenas ou milhares de profissões que você pode descrever em minúncias para nós, gostaria de sugerir a de escritor. Talvez seja complexo pelo fato de não haver propriamente uma universidade para formar esse profissional, mas mesmo assim gostaria de vê-la desenvolvendo esse tema. Sempre bom trabalho!
15 de Agosto de 2009 13:37
Escritor é o profissional que escreve livros, textos para revistas e jornais, novelas, resenhas, crônicas, poesias, contos, etc.
Não há cursos para a formação de Escritores.
Para ser escritor é necessário desenvolver a escrita, criar um estilo próprio, para isso é importante conhecer bem o idioma como instrumento de trabalho e expressão, muita leitura e escrever bastante.
Recomenda-se fazer o Curso de Letras para ter amplo conhecimento do idioma e da literatura.

LETRAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O profissional em letras estuda as áreas científicas da linguística e literatura, seja da Língua Materna ou outro idioma.
A área de Editoração prepara textos, faz a seleção de originais para tradução, padronização e revisão.
Na Tradução verte textos de outro idioma para o português e vice-versa, traduz livros, revistas, faz dublagem e legendagem de filmes.
Faz revisão de textos em editoras de livros e revistas, jornais, aagências de publicidade e propaganda.
Presta assessoria a empresas que estão se internacionalizando na orientação sobre o próprio idioma e no idioma do outro país.
Leciona Português e Língua Estrangeira nos Ensino Fundamental e Médio.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Editoras de Livros, revistas, empresas jornalísticas, emissoras de Rádio e TV, Agências de Publicidade e Propaganda, Agências de Turismo, Empresas de importação e exportação de produtos. Instituições de Ensino e Pesquisa, pode ainda lecionar Português ou Língua Estrangeira a funcionários de empresas.

15 comentários:

Gil disse...

Minha namorada tá fazendo facul de letras agora. Ela é formada em turismo,mas diz que fez a facul errada e como ela é professora, quer se graduar em letras para dar aula em universidade. Encorajei ela e assisti umas aulas com ela, e achei muito interessante. Adoro ler.Também gosto de escrever. Ainda bem que aqui mesmo no Brasil temos escritores interessantíssimos.

Unknown disse...

Vejo que é um mercado promissor, o mundo da leitura tem tido maior destaque com a internet, e espero que cresça muito mais, ler só faz bem.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Nocivo disse...

Na verdade eu não sabia de um curso assim voltado para formação de escritores, pra mim ou se aprendia escrevendo, com apoio gramatical, oficinas, enfim, vou tomar mais conhecimento disso, obrigado pelo direcionamento! =)

Anônimo disse...

Olá!
Muito legal seu blog!
Vou adicionar aos favoritos.
Devo fazer Letras (português/francês) e adoro escrever também.
Muito boa a orientação.
Parabéns!

Abraços,
www.descargapublica.blogspot.com

Luis Sapir disse...

Escrever é uma paixão. Agora ,deve existir muitas pessoas qu não são formadas em letras e que trabalham como escritoras. É uma das pocuas profissões que não necessariamente precisa-se de uma formação. Basta ler e escrever com qualidade para ser um escritor profissional.

Wellington disse...

Eu vou fazer Letras nihongo/português na USP quero trabalhar em revistas e jornais da comunidade nikkei! =) Gostei muito da sua postagem! Grande abraço! =)

http://neowellblog.wordpress.com/

Fernanda Freitas disse...

Minha mãe fez letras..acho muito bacana.
Tenho uma irmã e uma dinda com o mesmo nome teu,só que é com s. rsrs,
beijão..muito sucesso pra ti!

Prince Morbido disse...

é sim achei interessante, mas as faculdades para isso deveriam ser baratas :D

Airton disse...

eii
brigado por seguir la o blog

tem coisa sobre um grande filme de john wayne la hj....

http://publicandobr.blogspot.com/2009/08/imagens-que-resumem-rio-bravo.html

Anônimo disse...

Massa, um dia eu faço letras. E psicologia, e filosofia tbm. Talvez sociologia.

Fábio Pegrucci disse...

Interessante esse questionamento, querer "ser escritor".

Vc deu as dicas possíveis, mas certamente sabe que, no caso, simplesmente dominar o idioma, "saber escrever", não faz de uma pessoa um escritor - antes de mais nada, é preciso ter o que dizer!

E isso, nem todas as faculdades do mundo podem garantir.

CAMILA de Araujo disse...

Muito interessante.
Sempre me perguntei sobre ser escritor, que é uma profissão não regulamentada,não há um curso especifico...letras não forma necessariamente escritores,né?

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Unknown disse...

eu li sobre diplomacia obrigado mais uma vez.
vim tambem deixar um selo para você passa e pega no meu blog.

www.arthurmelo92.blogspot.com

Alan Salgueiro disse...

Oi Inez, quanta rapidez, hein! Achei que seria interessante trabalhar esse tema pelo fato de o universo da blogsfera reunir muitos escritores, desde profissionais, aspirantes, ou até mesmo meros 'recorta e cola'... Todos estes devem ter aspirações literárias de alguma forma.

Gostei de saber desse curso de especialização. No meu caso, sou autodidata, e minha atividade principal ainda se fundamente em outra área, ainda assim, aos poucos a escrita vem ganhando grande força e espero até um dia poder tê-la como principal fonte de sustento.

Grande abraço e obrigado por aceitar a dica!

Versos Controversos.
Alan Salgueiro.

Michell Niero disse...

Me parece uma instrumentalização de algo que é muito mais uma vocação do que uma profissão técnica, burocrática. Claro que é importante investir em aprimoramento, mas acho que um curso nesses moldes não seria capaz de transformar barro bruto em escritores brilhantes.

Um abraço