12 de ago. de 2009

TESTE VOCACIONAL PELA INTERNET

Há alguns dias atrás ligou a mãe de uma jovem solicitando informações sobre a Orientação Vocacional.
Informei a ela como é o trabalho que faço, fiz também algumas perguntas necessárias para poder informar corretamente sobre a OV, foi quando ela me disse: - “Minha filha já fez vários testes pela internet, mas, não deu certo ela só fica mais confusa”.
É preciso tomar muito cuidado com o testes que podem ser feitos pela internet, eles servem apenas para indicar interesses e deve ter a assistência de um Psicólogo para analisar as respostas dadas pela pessoa que fez o teste.
Na Orientação Vocacional os testes são usados somente para que o orientador conheça melhor o orientando e possa ajudá-lo da melhor forma possível.
Também estive vendo em uma comunidade do orkut onde há um tópico Teste Vocacional, uma jovem fez um teste pela internet e colocou o endereço para quem tiver interesse faça também e depois todos colocam o resultado ali para eu todos vejam.
Observei que o resultado é o mesmo para a maioria deles e muitas vezes indica algumas profissões que nada tem a ver com o perfil apresentado.
Na verdade não existe Teste Vocacional, o que realmente existe são Testes para Levantamento de Interesses, Testes para verificar desenvolvimento de Aptidões, Testes de Personalidade que depois de feitos pelo interessado deve ser analisado por um Psicólogo.
Alguns testes foram proibidos pelo Conselho Federal de Psicologia por não serem considerados testes de interesse ou por serem muito antigos e não correspondem com a realidade atual dos jovens.
Assim sendo, se fizer algum teste vocacional pela internet tome isso somente como um indicativo de interesse e não como uma verdade absoluta, pesquise bem cada profissão indica para ver o que quer e se precisar de ajuda procure um profissional da área.

26 comentários:

Unknown disse...

e tem q ter mt cuidado , boa dica nem tds são bons

Anônimo disse...

Estou a 10 anos na área de informática, graças a um teste vocacional que fiz e me dei muito bem, mas fiz com uma pessoa bem capacitada assim como você.

Te parabenizo pela oportunidade que dá aqueles que estão procurando uma carreira para seguir, sua ajuda é muito bem vinda e faz muita diferença.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Marcelo Augusto disse...

Adoro a técnica que você proporciona as pessoas e o seu auxilio é genial, Eliz!

Parabens novamente pelos esclarecimentos que voce sempre nos dá!

abraços.

Edi disse...

Dorei o post, boas dicas!!

Renan Barreto disse...

Inez, o que você falou está coberto de razão. Imagine, teste de interesse vocacional (tá certo o nome?) é algo que não se deve fazer pela internet sem acompanhamento profissional. O psicólogo é a pessoa mais entendida do assunto, e tem base teórica suficiente pra mostrar as reais aptidões de cada um. Eu fim um na escola, e sempre deu comunicação rs Olha que eu queria fazer arquitetura porque eu também gosto de desenhar. Bem, não deu certo. Faço jornalismo rs Esses testes rsrs E fazer esses testes pela internet só se for por diversão. rsrs

Ah! Cometi um pequeno erro no meu post, eu escrevi IURJ ao invés de IURD. Deve ter sido a minha vontade de criar uma Igreja Universal do Rio de Janeiro que me fez fazer isso rsrsrs.

E muito obrigado pelo seu comentário, Inez!


Valeu!!!

http://renanbarretoonline.blogspot.com/

Guttwein disse...

Profissional qualificado é importante em toda área, e nessa não seria diferente. Ta certo que, mesmo depois de uma orientação ruim e uma pessoas segui emdeterminada carreira, ela pode largar a faculdade rápido, mas ai, ja se perdeu tempo e dinheiro desnecessariamente...

Unknown disse...

tem que saber oke fazer esses testes as vezes e um poco complicado rsrsr

Itamar (japa) disse...

é bom ter opinião de quem entende do assunto!

Filhas da PUC disse...

No meu terceiro ano da escola, eu fiz vários "testes vocacionais". Mas um deles eu achei bem legal. Era um que, se não me engano, foi desenvolvido no Canadá. E dai passam várias imagens e tu vai avaliando cada uma delas. Bom, não sei explicar, até porque é meio complicadinho... mas fica bem claro que não é o teste que vai te dar uma vocação, ele só vai te mostrar no que tu pode usar as tuas habilidades juntando com as coisas que tu gosta de fazer.
Post bem útil, gostei!

Filhas da PUC

mundo drogado disse...

tava procurando um desses vlw

Anônimo disse...

Não confio muito em teste vocacional.

Ben Oliveira disse...

Testes vocacionais pela internet são duvidosos. É diferente de você ter um profissional te orientando.

Anônimo disse...

Não é "saudável" fazer testes vocacionais em qualquer sites da internet, por isso temos total confiança nas dicas que vc nos passa. E gostaria de lhe informar que seus comentários são muito importantes para mim, vindos de alguém tão sensato quanto vc.

Obrigado por sua participação no temporário.

E muito obrigado pelo contexto do comentário, vamos acabar com os infames "Parabéns pelo blog!" e blá, blá, blá...

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

Isabella F. disse...

Eu fiz um desses testes no Estacio aqui do Rio de Janeiro..e até hoje eu não decidi nada embora o teste tenha sido bem coerente nos meus gostos pessoais. Primeiramente pois eu não tenho grana pra pagar uma faculdade nem tive um ensino tão bom para concorrer a uma público e segundo que eu que eu amo mesmo é escrever...

Adorei o blog. Vou passar mais vezes!

TATA CRISTINA disse...

Eu já fui em sites de teste vocacional...No meu, sempre dá Ciências Humanas...Bom, eu quero fazer Psicologia, é HUMANAS, certo?^^
Beijos

ϟ P. Dias disse...

eu tô precisando de um test desse mas nem sei onde tem aki na minha cidade!

bjOos..

conheça o meu "sobre tudo"!

Nocivo disse...

Já fiz um curso desse tipo por uma semana, 4 horas por dia numa escola especializada. Tinha orientação de um profissional, enfim, não sei se confiaria muito em testes do tipo pela internet, só por curiosidade ou entretenimento, talvez. Lembrando sempre que nossa cabeça muda com o tempo e os resultados mais ainda...

Wellington disse...

Pensei que a senhora estava fazendo cunsultas na web com seu título hihihi XP

Sim, tem testes vocacionais em livros também! Tenho um, fiz e não me ajudou! O que me fez ver o que gosto são meus 5 anos de blog falando de oriente! Certamente quero servir a comunidade nikkei do Brasil de alguma forma, dai vou fazer letras nihongo na USP e administração segundo o metodo japonês que já li livros muito bons sobre o assunto! E claro, 2 anos de Made In Japan hihihi!

Adorei sua postagem, muito exclarecedora pois eu acreditava nesses testes pela web!!! Mas, resultados que é bom, nada. hihihi

Grande abraço!

http://neowellblog.wordpress.com/

Gil disse...

Eu particularmente não acredito em teste vocacional pela internet, pois é preciso ter uma leitura mais definida da pessoa para poder sugerir algo. Por exemplo, fiz um teste em um site, e apontavam como vocação para mim Contador ou Cerâmica. Só que detesto números e trabalhar com cerâmica deve ser muito chato,pois gosto mais de movimentos.
B-jus!

Lee Telemensagem disse...

belo blog, pelo post, vc é genial!!!
vou lhe seguir apartir de agora!!

Anônimo disse...

Acho que é muito relativo. Neste universo, tudo é valido para discernir o melhor lugar seu no mundo do trabalho.

Gabriel Tubbs disse...

Na minha época de vestibular, eu participei de um programa de orientação vocacional no colégio onde eu estudei. Foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Passei toda minha adolescência achando que queria ser um engenheiro, só por causa do meu pai.

Hoje sou formado em Publicidade e Propaganda e acho que não poderia ter feito outro curso. Amo meu trabalho e minha profissão.

Mas confesso que os testes online eram tentadores. Apesar de não lembrar exatamente o que eles diziam, eu sei que nenhum me convenceu de que eu seria publicitário um dia hehe.

Airton disse...

oii
eu nunca fiz teste vocacional heheh

ja tinha certeza do q queria....
to seguindo o blog aki
tem umas dicas legais
se quizer vire seguidora la tbm

bjo

Bruna disse...

Realmente... O teste o vocacional não me ajudou muito, só serviu pra me deixar mais confusa rs
Ainda to lutando pra decidir qual carreira seguir, por enquanto só estudar xD~
Suas dicas são sempre muito úteis passarei aqui mais vezes ^^
Abraços

Rafael Rocha disse...

Eu nunca fiz um teste desses, mas sempre tive curiosidade antes de entrar pra faculdade. Também não sabia direito o que eu queria fazer da vida, então ficava pensando direto, procurava saber mais de algumas profissões "ideiais" pra mim, até que escolhi fazer Tecnologia em Informática.

Mas eu acho que não cabe a pessoa decidir o que fazer a partir desses testes, só pra afirmar alguma coisa, que nem sempre acaba sendo o que era esperado. Tem que partir da pessoa, se informar mais das áreas que ela possa atuar, por que tem muitas áreas que muita gente não conhece, e enfim...

As vezes uma forcinha não faz mal a ninguém... eu acho...

Abraços.

Victor Valente disse...

estou pensando em entrar na area de informatica (sou bom nisso rsrsrs )
sou quase um musico mas to pensando em um segundo plano!