25 de ago. de 2009

REDAÇÃO E MAIS TRÊS SELINHOS

Como escrever só se aprende com muita leitura e escrevendo ai vai mais um Tema de Redação para treinar.

O Tema de hoje caiu no vestibular do CEFET 2007 (Atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia).
Depois de fazer sua Redação peça ao seu professor de Português ou de Redação para corrigir e apontar os erros para que você possa saná-los.

REDAÇÃO
Os textos que se seguem desenvolvem idéias associadas ao tema da redação; leia-os atentamente.

TEXTO 1
Às vezes as idéias antigas são as mais perigosas, e poucas idéias são tão antigas quanto aquelas por trás da intolerância religiosa.
Lamentavelmente, tais idéias estão recobrando nova vida. Em 2002, hinduístas de Gujarat, na Índia, massacraram várias centenas de muçulmanos, com a ajuda de funcionários públicos e da polícia. Recentemente, a Europa testemunhou um assustador renascimento do
anti-semitismo, ao mesmo tempo que vem crescendo, no mundo muçulmano, a atração por formas radicais do Islã. O preconceito contra os muçulmanos e uma tendência a identificar o Islã ao terrorismo são mais do que evidentes nos Estados Unidos. Os exemplos são incontáveis. A intolerância gera intolerância, à medida que manifestações de ódio alimentam inseguranças existentes e permitem que as pessoas vejam suas próprias agressões como atos legítimos em defesa própria.
(Martha Nussbaum, Veja, maio de 2005)

TEXTO 2
A intolerância racial, a própria palavra o diz, é a intolerância entre as raças humanas. Não há discussão possível - as raças humanas existem. Não há dúvida nenhuma de que a pele de um negro seja preta, isto é, mais escura daquela de um branco, não há dúvida nenhuma de que os olhos dos japoneses, dos orientais tenham um corte diferente do nosso, não há dúvida nenhuma de que existem raças humanas de estatura mais alta, de estatura mais baixa. É notória, em boa parte, a história do homem de Neanderthal; era um ser humano, não era o homem sapiens, mas era muito similar ao homem sapiens, tinha certamente as nossas mesmas habilidades tecnológicas, de nossos antepassados; chegou ele até dez ou vinte mil anos atrás, e depois foi exterminado, provavelmente por nós, por nós homines sapientes. Isto testemunha que a aversão, este obscuro instinto que empurra os homens a reconhecer-se diferentes entre eles, tem raízes muito antigas.
(Primo Levi, A intolerância racial)

TEXTO 3
A intolerância se situa no início do ódio e, se não conseguirmos impedi-lo de nascer, este entrará em ação e será praticamente impossível erradicá-lo: assassinar, massacrar um homem, um velho, uma mulher ou uma criança é a mais forte forma de intolerância,
é a negação do homem e de suas possibilidades de realização, representando, então, uma maldição para a humanidade. A intolerância foi a base da construção de vários sistemas de governos que não aceitavam idéias ou interesses que não fossem os próprios.
(Paulo Sérgio Pinheiro, Revista Espaço Acadêmico nº 37)

Desenvolva uma dissertação sobre o tema
A tolerância pode mudar o mundo


INSTRUÇÕES
1. Ao desenvolver o tema proposto, utilize seus conhecimentos e suas reflexões de modo crítico.
2. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para comprovar e defender seu ponto de vista.
3. A situação de produção de seu texto exige o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.



Olha ai gente!
No sábado e no domingo fui presenteado com mais três selinhos, o 22º, 23º e 24º selos para a minha coleção.

Quem me presenteou no sábado foi a Reh do blog
http://justmyworld-s2.blogspot.com/ com o Selo Dorado


E no domingo ganhei os selinhos D’Adore tiem blog e Blog Dorado da
Kikinha do blog. Páginas On Line
http://paginasonline.blogspot.com/


Agradeço de coração às nossas amigas pelo presente.


20 comentários:

Macaco Pipi disse...

SEMPRE MUITO IMPORTANTE UMA BOA REDAÇAO NÉ...BOA ESCRITA EM TUDO!

Vini e Carol disse...

Acho super importante que a pessoa já saiba de "cor" as dicas que você deu para uma boa redação.

Geralmente em provas, seja ela de vestibular ou de vaga para emprego, é fundamental uma boa redação, diria que vale mais do que as perguntas e respostas em si.

E ficou muito bem explicado no seu texto todas as coordenadas para uma boa redação.

E parabéns pelos selos, seu blog merece.

Beijos.

At disse...

a muito bom :~
nao gosto de ler, mas escrever sim...
por isso nao me preocupo muito com a redação;
e na verdade mesmo meu problema é com exatas mesmo :~
mas fazer oq ne
muito legal os textos sempre bom, pra saber mais e ficar informados:D

Rômulo Lopes disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelos selos!
Em segundo, é ótimo encontrar um blog que defenda a boa escrita nos tempos em que vivemos. Msn, orkut, twitter... tudo isso deixa nossa gramática tão triste.

Eu tenho um outro blog em que dou dicas de ortografia. Se quiser conferir: http://sintatica.wordpress.com

Abraços! ^^

Guttwein disse...

Não sei se é pq tenho o hábito da leitura desde pequeno, mas esta ai uma cois que nunca senti dificuldades... redação.
Claro que procuro sempre estar atualizado, lendo jornais e revistas diariamente, pra completar de alguma forma, essa minha facilidade do passar para o papel as idéias que vêem a mente!

Dantas. disse...

parabéns pela iniciativa! aprendi a escrever mais fora do que na escola...mas hj as escolasestao investindo mais em redação,graças a Deus.
=)

Anônimo disse...

dicas de redação boas. são fatores decisivos no vestibular, principalmente agora com as mudanças.

Marii G. disse...

Adorei as redações, mto bem feitas!
eu sou peéeessima em fazer redações, rs
nao tenho paciencia ¬¬
é um grande erro, realmente, mas prefiro a parte da matematica! rs!
adorei o blog!
Parabéns pelos selos, mostra o quanto o blog é bom, ;]
Adorei tudo aqui!
passa no meu ?

http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

Marii G. disse...

aaah, to seguindo o seu.. se puder e quiser, siga o meu tbem :]

Beijão!

http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

by aguia81 disse...

Vou ser bem sincero, não li todo o post..(li até o texto 2)
Mas foi suficiente pra adicionar o blog aos favoritos! :-)
Legal a iniciativa do blog, parabéns!

O vôo da águia
http://aguia81.blogspot.com

Dan Pessôa disse...

Não é a primeira vez que entro no blog, e não é a primeira vez que gosto do que leio... um tema que cairia com facilidade no rótulo de "chato", você conseguiu transformar em algo fácil e rápido de ler.

Adoro escrever, e essa não é uma dificuldade pra mim. Acho muito importante as dicas que você deu, mas acima de tudo, as pessoas tem que deixar a preguiça de lado e ler um pouquinho mais. Dicas são importantes, mas como você mesma disse, escrever só se aprende com leitura e prática.

Parabens pelo blog e obrigado pela visita no meu!

www.danpessoa.blogspot.com

Diogo Stanley disse...

redaçao pesa mt uma boa redação é essencial

Vini e Carol disse...

Olá,

Quero lhe informar que tem selinho pra você em meu blog. :D

Beijos.

Lua- Eu Crio Moda disse...

EU NUM SEI PQ MAS EU SEMPRE GOSTEI D REDAÇÕES

Otávio R. disse...

vou utilizar suas dicas, quem sabe um dia eu escreva bem :S

... (( Pamzinha ))... disse...

Adorei as dicas... estou me preparando para o vestibular e dicas assim valem muitoooooooooo!

A-M-E-I!

^^'

http://i.dreams.zip.net
http://nelinhalokinha.blogspot.com

Marcus Alencar disse...

Acredito que a redação é um grande espelho de quem o candidato a vaga é, não que seja um espelho que reflita tudo sobre ele mas uma boa parte.

Comecei a me apaixonar mesma pela escrita e decidir tomar esse rumo após uma redação de emprego, o prazer foi tão imenso que acabou me impulsionando para as escolhas que vieram depois como jornalismo, faculdade, blog, etc....

Anônimo disse...

Quando eu crescer eu quero ser um anabolizante. Tem algum curso de anabolizante em alguma universidade do Brasil?

Nicke disse...

Booas dicaas ,
adorei , muito importantee !

Parabéns pelo blog.

Renata Santos disse...

Amei as dicas!!! ^^

Realmente a redação é a base de tudo!! :)

Tem + um 'selinho' pra vc no meu blog, depois passa lá :D

http://justmyworld-s2.blogspot.com/

Parabéns!! ;**