29 de ago. de 2009

RADIALISMO E TELEVISÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

As atividades do profissional de Rádialismo e TV estão ligadas a emissoras de Rádio E Televisão, nas funções de Locução, direção, redação, programação, sonoplastia e programação.
Como Redator em emissoras de rádio elabora pauta de programas, seleciona notícias para serem transmitidas, faz a seleção musical, edição de programas.
Cuida da Sonoplastia organizando e selecionando as músicas e efeitos sonoros.
Faz reportagens de rua, entrevistando pessoas ao vivo ou fazendo a gravação para posterior apresentação em programas radiofônicos.
Como redator redige textos informativos, comerciais e outros de acordo com a necessidade dos programas.
Em emissoras de televisão exerce funções de diretor, redator, sonoplasta, cenógrafo, arquivista, e técnicas.
Como diretor dirige programas cuidando dos detalhes de interpretação, locução, dublagem, seleção de elenco, ensaios, operação e seleção de imagens e sons.
Como cenógrafo cria a ambientação do espetáculo.
Na área técnica cuida dos equipamentos e opera aparelhos eletrônicos de transmissão de imagem e som.
Na área administrativa faz o planejamento global emissoras de rádio e televisão, cuida da aquisição de equipamentos e outros materiais necessários. gerência funcionário e cuida da aprovação de novos programas.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Emissoras de Rádio e Televisão, empresas de radiodifusão, companhias de teatro, empresas que mantenham sistemas de circuito fechado de rádio e tv, agências de publicidade e propaganda, empresas jornalísticas e cinematográficas.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia Geral e da Comunicação, Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral, Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação comparada, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa, Redação, Comentários e Narração, em Rádio e TV, Fotografia e Iluminação, Técnicas de Produção e Interpretação para Rádio, Técnicas de produção e Interpretação de Imagens para Televisão, Direção de Programas, Organização de Produção, Mercadologia, Tecnologia em Rádio e TV, Elementos de Linguagem Musical, e Ética em Radialismo.

Matérias Optativas: Além das disciplinas acima deverão ser escolhidas três outras dentre as seguintes: Lógica, psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política e Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Comunicação em Tecnologias Educacionais, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

OBS: As matérias optativas são escolhidas pela escola que oferece o curso.

Duração do Curso: 4 anos.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

28 comentários:

Cruela Veneno da Silva disse...

gente do céu... vou futucar tudo aqui e achar a minha vocação.

Unknown disse...

Muito legal, sou radialista com carteirinha do sindicato e tudo, no momento atuo em outra área mas de vez em quando ajudo no rádio comunitário, adoro rádio, tanto na parte d elocução quando de produção e recomendo a quem se interessar.

www.blogdorubinho.com.br

Nicole Corrêa disse...

Interessante! Eu não sabia que essa profissão tinha tais exigências.

Anônimo disse...

Bastante demonstrativo e dissertativo ao tema, parabéns.

CASO NECESSITAR DE ALGUMA CONSULTORIA OU SERVIÇOS, A EQUIPE LIVRE SERVIÇOS MANTÉM CONTATO:

http://livreservicos.blogspot.com/

Unknown disse...

rádio é legal,
embora esteja perdendo mercado.

http://arthurmelo92.blogspot.com/

Michell Niero disse...

É uma área que, definitivamente, eu não recomendo para quem deseja ganhar dinheiro. Geralmente se trabalha muito, carrega-se muito piano e engole-se muito sapo para alguns momentos de diversão e satisfação. Não compensa.

Um abraço

Itamar (japa) disse...

eu gostaria muito de fazer estes cursos pra ser uma pessoa correta na midia, prq esta midia de hj é complicada!

Laís disse...

acho bem maneiro radio e tv! =D
tenho algumas aulas junto com a turma de rtv

Unknown disse...

bah muito massa, axo legal esse pessoal que trabalha na tv, ..

kbritovb disse...

rádio é legal mas axo minha voz feia

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Inez!

Curiosamente aqui em BH,o curso de Rádio e TV é oferecido como especialização (pós-graduação latu sensu) para quem se interessar. Inclusive, fiz essa especialização em Rádio e TV. Adorei o curso e me ajudou muito como Jornalista.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Paulo Sidney disse...

Muito bom. Já estive aqui outras vezes e sempre pude aprender bastante com seus artigos.
Abs.

Renan Barreto disse...

Eu ia dizer o mesmo que o Wander, mas se bem que aquino Rio até tem o curso, mas eu faço todas essas funções descritas e estão corretíssimas. Jornalista faz de tudo, né? Eu faço Tv, rádio, impresso, internet, assessoria. tenho que me virar, né? rsrs Odeio os nés... discurso pobre. Bem, Eu adoro a profissão e só aconselho a quem tiver disposição e que queira se divertir fazendo um bom trabalho.

bjo Inez!!!!!

valeu!

http://renanbarretoonline.blogspot.com/

Rha Belloti disse...

Curso bem interessante, quer dizer, a área de comunicação é mágica né? Já povoou muito minha mente!

Vou mexer aqui e ver se acho algo sobre Ciências Biomédicas ou Biomedicina. Se não tiver, fica o pedido.

Érika Luísa disse...

realmente não sabia que esse curso tinha tantas exigências, muito legal pra saber mais da profissão, apesar de nunca ter me interessado por essa faculdade gostei bastante da matéria, deu pra ver bem que radio televisão liga-se com muitas outras areas.^^

http://atitudeirevir.blogspot.com/

x.o.x.o.
érika luísa

iti disse...

Bacana...
gostei do blog...
http://www.maquinazero.com.br/

Naay disse...

Ah obrigada inez por ter atendido ao meu pedido. Huun radio e televisao tbm sao uma boa. mas eu estive lendo os outros q eu havia pedido e tenho ctz q me identifico mais com jornalismo ow publicidade. Mas valeu foi de mta ajuda (Y)
se animar passa la
http://subitamenteseafaste.blogspot.com/

Diego Rodrigo disse...

Essa profissão é interessante, mas não me agrada.

Acredito já saber no que seguir.

Antonoly Maia disse...

Essa é uma área muito interessante e que eu admiro muito. Se não estivesse em outra profissão, teria escolhido essa carreira.
Beijos!

mulherices disse...

Muito boas e esclarecedoras dicas sobre carreiras.

Tolerância Zero disse...

carai..nem sabia que existia esse curso! ta na hora mesmo de profissionalizar isso pra ver se põe um pouco de ética na TV!

Fabíola disse...

Gotei da iniciativa do seu blog. Para quem quer ter maiores informações sobre determinadas áreas, já percebi que aqui é o lugar.

Vini e Carol disse...

È uma das profissão que mais adimiro.
Somentes pessoas dinâmicas, extrovertidas, legais e etc. que podem exercer esse tipo de profissão.
Principalmente se for na televisão, onde você está sujeito a críticas em todo momento.

Muito bom.

Beijos.

maddie disse...

opa, quem disse que não tem conteudo? :):):):) é tudo que eu precisava ler, sabia? serio. amanhã vou pagar minha inscrição adivinha pra que curso? radio tv. fiquei muito em duvida entre radio tv e jornalismo. sendo que jornalismo na minha cidade é um pouco mais dificil e eu não quero correr o risco de tomar cano (de novo) em jornalismo, mas fico com medo de não ser radio tv minha area, o que me deixa relax é que são semelhantes as areas de trabalho. eu já fiz um curso de tv e fiz um trabalho numa emissora de tv sei mais ou menos como é e mais ou menos o que quero, mas fico em duvida. é normal, eu acho.

gosto mto do seu blog porque tem informações interessantes.

Raphael disse...

Caracas, se eu tivesse lido esse texto ANTES de fazer vesibular, eu não teria abandonado o curso de Rádio e TV no terceiro período.

Mas de qualquer forma obrigado pelas informaçoes.

Guilherme Angélico disse...

Nossa blog muito bom, em conteúdo em layout em tudo tá de parabéns

Lucian disse...

Esta Profissão parece excitante também... Se eu não fizer design gráfico... é outra opção q tenho.

Ben Oliveira disse...

Uou!
Muito bom o blog, sempre interessante e informativo!