31 de ago de 2009

TECNOLOGIA MECATRÔNICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Elabora projetos e efetua montagens de sistemas integrados eletroeletrônicos, eletropneumáticos, eletrohidráulicos e mecânicos, empregados em equipamentos e processos automatizados, testA o seu funcionamento e diagnostica possíveis falhas.
Repara e ou substitui elementos mecânicos e eletroeletrônicos em equipamentos e sistemas automatizados.
Desenvolve produtos utilizando recursos de computação gráfica (CAD) em microcomputadores e estações de engenharia, procedendo à geração dos respectivos programas de usinagem (CAM) utilizando técnicas de análise de engenharia (CAE) enviando-os a máquinas de comando numérico computadorizado (CNC-DNC) e a máquinas de medição tridimensional (CNC-CAT);
Especifica, programa, opera, implanta e orienta a utilização de máquinas CNC e de sistemas flexíveis de manufatura.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústrias automobilísticas, mecânicas, metalúrgicas, siderúrgicas, fundição, elétricas e eletrônicas, eletrodomésticos, químicas, petroquímicas, plásticos, instituições de ensino e pesquisa.

29 de ago de 2009

RADIALISMO E TELEVISÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

As atividades do profissional de Rádialismo e TV estão ligadas a emissoras de Rádio E Televisão, nas funções de Locução, direção, redação, programação, sonoplastia e programação.
Como Redator em emissoras de rádio elabora pauta de programas, seleciona notícias para serem transmitidas, faz a seleção musical, edição de programas.
Cuida da Sonoplastia organizando e selecionando as músicas e efeitos sonoros.
Faz reportagens de rua, entrevistando pessoas ao vivo ou fazendo a gravação para posterior apresentação em programas radiofônicos.
Como redator redige textos informativos, comerciais e outros de acordo com a necessidade dos programas.
Em emissoras de televisão exerce funções de diretor, redator, sonoplasta, cenógrafo, arquivista, e técnicas.
Como diretor dirige programas cuidando dos detalhes de interpretação, locução, dublagem, seleção de elenco, ensaios, operação e seleção de imagens e sons.
Como cenógrafo cria a ambientação do espetáculo.
Na área técnica cuida dos equipamentos e opera aparelhos eletrônicos de transmissão de imagem e som.
Na área administrativa faz o planejamento global emissoras de rádio e televisão, cuida da aquisição de equipamentos e outros materiais necessários. gerência funcionário e cuida da aprovação de novos programas.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Emissoras de Rádio e Televisão, empresas de radiodifusão, companhias de teatro, empresas que mantenham sistemas de circuito fechado de rádio e tv, agências de publicidade e propaganda, empresas jornalísticas e cinematográficas.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia Geral e da Comunicação, Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral, Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação comparada, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa, Redação, Comentários e Narração, em Rádio e TV, Fotografia e Iluminação, Técnicas de Produção e Interpretação para Rádio, Técnicas de produção e Interpretação de Imagens para Televisão, Direção de Programas, Organização de Produção, Mercadologia, Tecnologia em Rádio e TV, Elementos de Linguagem Musical, e Ética em Radialismo.

Matérias Optativas: Além das disciplinas acima deverão ser escolhidas três outras dentre as seguintes: Lógica, psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política e Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Comunicação em Tecnologias Educacionais, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

OBS: As matérias optativas são escolhidas pela escola que oferece o curso.

Duração do Curso: 4 anos.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

28 de ago de 2009

DOMÍNIO MARINHO PERGUNTA E MAIS DOIS SELOS


dominiomarinho disse...

Po, me interessei MUITO pela area, eu estudo gastronomia (além de história) e me interesso muito pela produção de vinhos e espumantes, aonde posso encontrar cursos referentes a isso?
Minha irmã irá prestar vestibular ano que vem, mas anda meio indecisa, ela queria saber o máximo possivel sobre o curso de veterinária, teria como fazer um post a respeito da profissão, dando uma certa enfase às aulas de vivissecção, dissecação, e práticas no geral?
Obrigado!

28 de Agosto de 2009 18:46

O Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia é oferecido pelas escolas.

- Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça" - Av. Ildelfonso Simões Lopes, 2791 - CEP: 96060-290 - Pelotas/RS - Tel: 3277-67-00

- Escola Juscelino Kubitschek, mas o vestibular é realizado pela - Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS).
O telefone da Escola é (0xx-54) 452-2200.

- Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Bento Gonçalves
Rua Oswaldo Aranha, 540 – Bento Gonçalvez – RS
Fone: (54) 3455 3200

Medicina Veterinário foi colocado no Blog no dia 30/03/2009.

E mais dois Selos
0 25º e 0 26º selinhos da minha coleção
Um do Vini e Carol do Blog: http://www.schraubles.com/
E o outro da Reh do Blog http://justmyworld-s2.blogspot.com/
Foram respectivamente os selos: Vale a pena Ficar de olho nesse Blog e D’Adore Tien Blog
Não vou colocar os selos porque já os ganhei em outra ocasião.
Agradeço de coração a estes dois amigos pelos selos.
Indico todos os meus seguidores para receber estes selos.

27 de ago de 2009

TECNOLOGIA EM VITICULTURA E ENOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Este profissional administra plantações de videiras e supervisiona a transformação da uva em vinho.
Como viticultor acompanha a preparação do terreno, a escolha de cepas, o plantio e crescimento das parreiras.
Supervisiona a colheita e a separação das uvas de acordo com a finalidade.
Pesquisa aditivos orgânicos, aplica medicamentos contra pragas e doenças, implementa tecnologias para otimizar a lavoura.
Como enólogo seleciona os cachos de uva e acompanha os processos de maceramento e fermentação, controla a graduação de álcool e de açúcar na bebida, sua conservação, engarrafamento e rotulagem.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Fazendas produtoras de uvas, cooperativas agrícolas, indústrias fabricantes de vinhos.

25 de ago de 2009

REDAÇÃO E MAIS TRÊS SELINHOS

Como escrever só se aprende com muita leitura e escrevendo ai vai mais um Tema de Redação para treinar.

O Tema de hoje caiu no vestibular do CEFET 2007 (Atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia).
Depois de fazer sua Redação peça ao seu professor de Português ou de Redação para corrigir e apontar os erros para que você possa saná-los.

REDAÇÃO
Os textos que se seguem desenvolvem idéias associadas ao tema da redação; leia-os atentamente.

TEXTO 1
Às vezes as idéias antigas são as mais perigosas, e poucas idéias são tão antigas quanto aquelas por trás da intolerância religiosa.
Lamentavelmente, tais idéias estão recobrando nova vida. Em 2002, hinduístas de Gujarat, na Índia, massacraram várias centenas de muçulmanos, com a ajuda de funcionários públicos e da polícia. Recentemente, a Europa testemunhou um assustador renascimento do
anti-semitismo, ao mesmo tempo que vem crescendo, no mundo muçulmano, a atração por formas radicais do Islã. O preconceito contra os muçulmanos e uma tendência a identificar o Islã ao terrorismo são mais do que evidentes nos Estados Unidos. Os exemplos são incontáveis. A intolerância gera intolerância, à medida que manifestações de ódio alimentam inseguranças existentes e permitem que as pessoas vejam suas próprias agressões como atos legítimos em defesa própria.
(Martha Nussbaum, Veja, maio de 2005)

TEXTO 2
A intolerância racial, a própria palavra o diz, é a intolerância entre as raças humanas. Não há discussão possível - as raças humanas existem. Não há dúvida nenhuma de que a pele de um negro seja preta, isto é, mais escura daquela de um branco, não há dúvida nenhuma de que os olhos dos japoneses, dos orientais tenham um corte diferente do nosso, não há dúvida nenhuma de que existem raças humanas de estatura mais alta, de estatura mais baixa. É notória, em boa parte, a história do homem de Neanderthal; era um ser humano, não era o homem sapiens, mas era muito similar ao homem sapiens, tinha certamente as nossas mesmas habilidades tecnológicas, de nossos antepassados; chegou ele até dez ou vinte mil anos atrás, e depois foi exterminado, provavelmente por nós, por nós homines sapientes. Isto testemunha que a aversão, este obscuro instinto que empurra os homens a reconhecer-se diferentes entre eles, tem raízes muito antigas.
(Primo Levi, A intolerância racial)

TEXTO 3
A intolerância se situa no início do ódio e, se não conseguirmos impedi-lo de nascer, este entrará em ação e será praticamente impossível erradicá-lo: assassinar, massacrar um homem, um velho, uma mulher ou uma criança é a mais forte forma de intolerância,
é a negação do homem e de suas possibilidades de realização, representando, então, uma maldição para a humanidade. A intolerância foi a base da construção de vários sistemas de governos que não aceitavam idéias ou interesses que não fossem os próprios.
(Paulo Sérgio Pinheiro, Revista Espaço Acadêmico nº 37)

Desenvolva uma dissertação sobre o tema
A tolerância pode mudar o mundo


INSTRUÇÕES
1. Ao desenvolver o tema proposto, utilize seus conhecimentos e suas reflexões de modo crítico.
2. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para comprovar e defender seu ponto de vista.
3. A situação de produção de seu texto exige o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.



Olha ai gente!
No sábado e no domingo fui presenteado com mais três selinhos, o 22º, 23º e 24º selos para a minha coleção.

Quem me presenteou no sábado foi a Reh do blog
http://justmyworld-s2.blogspot.com/ com o Selo Dorado


E no domingo ganhei os selinhos D’Adore tiem blog e Blog Dorado da
Kikinha do blog. Páginas On Line
http://paginasonline.blogspot.com/


Agradeço de coração às nossas amigas pelo presente.


24 de ago de 2009

RAFAEL PEDROSA PERGUNTA

Rafael Pedrosa disse...

É um curso interessante. E é engraçado como vários cursos de informática se parecem.
Li a descrição pro meu irmão e ele falou 3 cursos de informática que fazem mais ou menos a mesma coisa, haha.
E, aproveitando a dica, li em algum lugar que há um projeto que diz que para ser analista de sistema você tem que ser formado nisso. Está sabendo de algo a respeito?
22 de Agosto de 2009 10:31

É verdade para ser Analista de Sistemas a formação é através do Curso Análise de Sistemas ou atualmente com a denominação Sistemas de Informação.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Análise de Sistemas)

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Realiza estudos de processos computacionais para processar de forma racional a informação virtual.
Estuda os sistemas de hardwares e softwares e o usuário final, seus comportamentos e aplicação para desenvolver soluções padronizadas e transcritas de forma a ser executada pelo computador.
Cria sistemas, organiza, implanta, faz a manutenção de aplicativos e redes de computadores.
Planeja e organiza o processamento de dados, armazenamento, recuperação de disponibilidade das informações,
Faz o levantamento das necessidades, analisa, especifica, programa, testa, implanta e acompanha os sistemas solicitados pelo usuário.
Cria novos produtos e serviços de acordo com as necessidades.
Administra os projetos.
Elabora os projetos fazendo a previsão de custos, propõe soluções e determina o alcance.
Estabelece cronograma de desenvolvimento e implantação do sistema.
Elabora manual para orientação do usuário e a documentação final da análise do sistema, orientando na sua utilização.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas comerciais, industrial, comércio, hospitais, atacadistas, bancos, empresas de exportação e importação, estabelecimentos de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Não existe, ainda, um currículo estabelecido para o Curso de Sistemas de Informação. Exemplo de Currículo:

Matérias Básicas: Matemática I e II, Contabilidade, Teoria Econômica, Instituições de Direito Público e Privado, Ética da Administração, Introdução ao Processamento de Dados, Introdução à Psicologia Aplicada à Administração, Educação Física, Linguagem de Programação, Teoria Geral da Administração.

Matérias Profissionalizantes: Álgebra, Estatística, Cálculo Numérico, Sistemas Administrativos, Linguagens e Programação, Teoria Econômica, Sociologia Aplicada à Administração, Organização de Arquivos, Contabilidade de Custos, Análise de Sistemas, Legislação Social, Administração de Pessoal, Estrutura de Dados, Pesquisa Operacional, Sistemas Operacionais, Administração da Produção, Projetos Específicos, Legislação Tributária, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Vendas, Administração de Projetos, Direito Administrativo, Economia Brasileira, Sistemas de Informações Gerenciais, Gerência e Controle de CPD, Administração de Material, Técnicas de Chefia e Liderança.

Duração do Curso: 4 anos.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

23 de ago de 2009

ESCOLHENDO A PROFISSÃO

Estava remexendo meu material de Orientação Vocacional para fazer algumas atualizações, encontrei esse texto, é um pouco longo, mas, vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que estão em fase de escolha profissional.

Escolhendo uma profissão
Stephen Kanitz

Todo jovem tem de tomar pelo menos duas grandes importantes decisões na vida. A escolha da profissão e a do cônjuge. A maioria estuda e namora o futuro cônjuge nos mínimos detalhes, mas escolhe e descarta dezenas de profissões com uma única frase. Muitos passarão mais tempo no emprego do que com o marido, a esposa e a família. Quando chegarem em casa, todos já estarão dormindo.

Como melhorar a escolha da profissão com a mesma dedicação com que se escolhe um cônjuge?

1. Namore também sua profissão. Se seus pais possuem um conhecido que exerça uma profissão, peça permissão para acompanhá-lo por algumas semanas para sentir como é seu dia-a-dia. Mesmo que tenha de ficar nos corredores, você verá o ambiente, sentirá um pouco a rotina diária. Assista a uma semana de aulas em sua futura faculdade. Comece a explorar as variantes da profissão, descubra as linhas de pensamento, os estilos. Quem são as "feras" dessa área e como são os estilos de vida. Combinam com o seu?

2. Não se apresse. Se você estiver na dúvida quanto à escolha da profissão, tire um ano mochilando pelo mundo afora. É preferível "perder" um ano a perder toda uma vida profissional. A escolha da profissão precisa ser cuidadosa, porque hoje em dia é mais fácil trocar de cônjuge que de profissão. Aos 32 anos você não terá mais disposição para prestar um novo vestibular. Essa pressão da sociedade e dos pais para uma escolha imediata vem do tempo em que a expectativa de vida de um adulto era de somente quarenta anos. Hoje a expectativa média de vida é de 82 anos. Um ano ou dois não farão a mínima diferença.

3. O não por exclusão. Nossa tendência é sempre achar algum defeito numa idéia nova. "Engenheiros sujam as mãos", "contabilidade é para tímidos", "advocacia é para quem fala bem", "finanças e economia são para especuladores". Toda profissão tem seus defeitos. Se você andou escolhendo algumas profissões por exclusão, volte atrás e pense de novo.

4. Explore o cinza. Justamente porque o estereótipo do advogado é aquele que fala bem, existe enorme falta de advogados que sejam bons em matemática. Por isso, advogados tributaristas, os que mexem com números, são muito bem pagos no Brasil.

5. Não confunda interesse com proposta de vida. Todos nós deveríamos ter interesse em história e filosofia. Espero que nos fins de semana vocês leiam esses temas, e não mais um livro técnico. Todo mundo deveria estudar um pouco de economia, psicologia e direito, mas nem todos irão querer estudar essas matérias a vida inteira. O simples interesse não é suficiente para fazer de você um profissional dedicado e totalmente comprometido para o resto da vida. Uma fã do pianista Arthur Moreira Lima disse que daria a vida para tocar como ele. "Pois eu dei a minha vida", respondeu Moreira Lima. Se você está disposto a dar sua vida por história ou filosofia, aí não é um mero interesse, é sem dúvida uma vocação. Portanto, vá em frente. Se você escolher uma profissão no par-ou-ímpar, lembre-se de que poderá estar tirando a vaga de alguém que tem vocação, a vaga de um futuro Moreira Lima.

Faça um favor à sociedade e àqueles que adorariam estar em seu lugar: não tome a vaga de quem realmente precisa. A sociedade, os excluídos e seus futuros professores agradecerão efusivamente. Portanto, vá com calma. Estude a vida inteira e escolha sua profissão de uma forma profissional. Boa sorte e meus votos de sucesso.

Stephen Kanitz é administrador (www.kanitz.com.br)

Artigo Publicado na Revista Veja, Editora Abril, edição 1781, ano 35, nº 49, 11 de dezembro de 2002, página 20.

Antes de fazer sua escolha pense em tudo isso e boa sorte.

21 de ago de 2009

INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM REDES DE COMPUTADORES VERIFICAR REDES

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Analisa dados técnicos, desenvolve estudos especiais, orienta e analisa esquemas executivos de implantação de redes de computadores.
Dirige, orienta, coordena, supervisiona e fiscaliza os serviços técnicos.
Desenvolve projetos, elabora especificações, instruções, divulgação técnica, orçamentos e planejamento para a implantação de redes.
Faz adaptação de projetos, processos, produtos e serviços às condições de execução.
Realiza vistoriais, avaliações e laudos técnicos.
Executa, conduz e responsabiliza-se pelos serviços técnicos.
Gerencia sistemas de informação das empresas, promove o desenvolvimento de novos produtos ou serviços que utilizam a tecnologia de redes de computadores.
Projeta, desenvolve, gerencia, administra, faz adequações e estudo das necessidades de redes de computadores.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas e Indústrias que utilizam redes de computadores.

17 de ago de 2009

ESTUDE RESOLVENDO EXERCÍCIOS

As aulas recomeçaram, agora é a hora de trabalhar pra valer para obter sucesso na prova do ENEM e nos Vestibulares.
Então, vai aqui links da Prova do ENEM 2008, para estudar resolvendo exercícios.
Faça a Redação, resolva os exercícios, se tiver dúvidas fale com seu professor da matéria para esclarecer.

PROVA ENEM 2.008

GABARITO

16 de ago de 2009

VAGAS PARA ESTÁGIO


v191642Estágio em Ciências Contábeis - Minas Gerais / Belo Horizonte Belo Horizonte/MG/BRaberta em 13/8 - 1 posição
Programa de estágio: Estudantes com formação acadêmica entre dezembro / 2009 e dezembro / 2010. Atividades: Acompanhar as atividades inerentes...

v188487Estágio em Arquitetura - Minas Gerais Belo Horizonte/MG/BRaberta em 27/7 - 1 posição
Programa de estágio: Formação acadêmica entre julho e dezembro / 2011. Atividades: Dentro da área de formação acadêmica. Requisitos: Inglês Intermediário. Benefícios: ...

v188681Estágio Comunicação e Marketing - Águas do Amazonas - Manaus Manaus/AM/BRaberta em 28/7 - 1 posição
Requisitos: Cursar penúltimo ano em Comunicação Social ; Inglês básico; Pacote Office intermediário / Excel avançado Atividades: Auxiliar a...

v187623Estágio Arquitetura e Urbanismo - RJZ Cyrela Rio de Janeiro/RJ/BRaberta em 22/7 - 2 posições
Requisito imprescindível: Curso: Arqutetura e Urbanismo; Desejável conhecimento em Auto Cad; Estudantes com formação acadêmica prevista entre dez / 2010 e julho /...

v192086Estágio na área Administrativa - CRA - SP São Paulo/SP/BRaberta em 14/8 - 1 posição
Requisitos: Cursando o 2°ou 3° semestre do curso de Administração; Cursando período noturno; Conhecimentos no pacote office (intermediário) Local de estágio: ...

v191701Estágio / Laboratório Roche - Área de Mkt - Oncologia São Paulo/SP/BRaberta em 13/8 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Formar-se entre dezembro / 2010 e julho / 2011 Administração de Empresas, Publicidade, Propaganda e MKT; Inglês Intermediário...

v191498Estágio em Jornalismo São Paulo/SP/BRaberta em 12/8 - 1 posição
Requisitos Imprescindíveis: Cursar a partir do 4º semestre de Jornalismo ou Comunicação Social Estudar no período noturno Ter conhecimento em...

v191286Estágio em Rádio e TV na área de Edição de Imagem São Paulo/SP/BRaberta em 11/8 - 1 posição
Requisitos Imprescindíveis: Estar cursando 2º ano do curso Rádio e TV Estudar no período noturno Ter conhecimento intermediário nos programas...

v186865Estágio Web Design / Web Master- Motivu 15 São Paulo/SP/BRaberta em 17/7 - 1 posição
Requisitos: Buscamos estudantes cursando a partir do 2°ano de Web Design ou Web master; Necessário ter bons conhecimentos PhotoShop, CorelDraw, Dreamweaver,...

15 de ago de 2009

FORMAÇÃO DE ESCRITORES

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Inez, dentre as centenas ou milhares de profissões que você pode descrever em minúncias para nós, gostaria de sugerir a de escritor. Talvez seja complexo pelo fato de não haver propriamente uma universidade para formar esse profissional, mas mesmo assim gostaria de vê-la desenvolvendo esse tema. Sempre bom trabalho!
15 de Agosto de 2009 13:37
Escritor é o profissional que escreve livros, textos para revistas e jornais, novelas, resenhas, crônicas, poesias, contos, etc.
Não há cursos para a formação de Escritores.
Para ser escritor é necessário desenvolver a escrita, criar um estilo próprio, para isso é importante conhecer bem o idioma como instrumento de trabalho e expressão, muita leitura e escrever bastante.
Recomenda-se fazer o Curso de Letras para ter amplo conhecimento do idioma e da literatura.

LETRAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O profissional em letras estuda as áreas científicas da linguística e literatura, seja da Língua Materna ou outro idioma.
A área de Editoração prepara textos, faz a seleção de originais para tradução, padronização e revisão.
Na Tradução verte textos de outro idioma para o português e vice-versa, traduz livros, revistas, faz dublagem e legendagem de filmes.
Faz revisão de textos em editoras de livros e revistas, jornais, aagências de publicidade e propaganda.
Presta assessoria a empresas que estão se internacionalizando na orientação sobre o próprio idioma e no idioma do outro país.
Leciona Português e Língua Estrangeira nos Ensino Fundamental e Médio.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Editoras de Livros, revistas, empresas jornalísticas, emissoras de Rádio e TV, Agências de Publicidade e Propaganda, Agências de Turismo, Empresas de importação e exportação de produtos. Instituições de Ensino e Pesquisa, pode ainda lecionar Português ou Língua Estrangeira a funcionários de empresas.

14 de ago de 2009

TÉCNICO EM VESTUÁRIO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Planeja, coordena, acompanha e orienta o sistema de fabricação nas indústrias do vestuário.
Dimensiona a capacidade produtiva da empresa, a fim de viabilizar a fabricação de novos produtos.
Realiza levantamentos de dados e informações e compara os resultados.
Faz a previsão de custos, integrando as fases do processo produtivo, empregando técnicas de criação e desenvolvimento de produtos (modelagem, costura e corte).
Efetua o controle de qualidade.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Logística; Qualidade; Vendas; Compras; Desenvolvimento de Produtos e Projetos; Ensaios e Pesquisas; Sistema CAD e CAM; Planejamento, Programação e Controle da Produção - PPCP.

12 de ago de 2009

TESTE VOCACIONAL PELA INTERNET

Há alguns dias atrás ligou a mãe de uma jovem solicitando informações sobre a Orientação Vocacional.
Informei a ela como é o trabalho que faço, fiz também algumas perguntas necessárias para poder informar corretamente sobre a OV, foi quando ela me disse: - “Minha filha já fez vários testes pela internet, mas, não deu certo ela só fica mais confusa”.
É preciso tomar muito cuidado com o testes que podem ser feitos pela internet, eles servem apenas para indicar interesses e deve ter a assistência de um Psicólogo para analisar as respostas dadas pela pessoa que fez o teste.
Na Orientação Vocacional os testes são usados somente para que o orientador conheça melhor o orientando e possa ajudá-lo da melhor forma possível.
Também estive vendo em uma comunidade do orkut onde há um tópico Teste Vocacional, uma jovem fez um teste pela internet e colocou o endereço para quem tiver interesse faça também e depois todos colocam o resultado ali para eu todos vejam.
Observei que o resultado é o mesmo para a maioria deles e muitas vezes indica algumas profissões que nada tem a ver com o perfil apresentado.
Na verdade não existe Teste Vocacional, o que realmente existe são Testes para Levantamento de Interesses, Testes para verificar desenvolvimento de Aptidões, Testes de Personalidade que depois de feitos pelo interessado deve ser analisado por um Psicólogo.
Alguns testes foram proibidos pelo Conselho Federal de Psicologia por não serem considerados testes de interesse ou por serem muito antigos e não correspondem com a realidade atual dos jovens.
Assim sendo, se fizer algum teste vocacional pela internet tome isso somente como um indicativo de interesse e não como uma verdade absoluta, pesquise bem cada profissão indica para ver o que quer e se precisar de ajuda procure um profissional da área.

10 de ago de 2009

REDAÇÃO

A Gripe A (H1N1) fez com que as escolas adiassem o início das aulas, mesmo com as férias prolongadas quem vai prestar vestibular no final do ano ou o vestibulinho para as Escolas Técnicas precisa começar a estudar pra valer.
Então, ai vai mais um tema de Redação para treinar, afinal escrever se aprende escrevendo.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – JULHO 2008

REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Leia com atenção todas as instruções.
A) Você encontrará duas situações sobre assuntos diferentes para fazer sua redação. Leia as duas situações propostas até o fim e escolha aquela com que você tenha maior afinidade ou a que trata de assunto sobre o qual você tenha maior conhecimento.

B) Uma vez escolhida a situação, registre sua escolha na folha de prova, no lugar adequado, escrevendo apenas A ou B, conforme o caso.

C) Dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.

D) Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.

E) Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

F) Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.

G) Se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

SITUAÇÃO A
Na cabeça de uns, espalhafatosos moicanos azuis, verdes ou vermelhos espetados com gel. Na de outros, só o brilho da careca. Dentro delas, nenhum estofo intelectual para serem representantes, como costumam pregar, de qualquer corrente ideológica que seja, mas imbecilidade suficiente para sair por aí depredando, batendo e até matando. “Gosto de beber, conhecer novos punks, brigar e agitar muito. Sou um cara subversivo e tento de alguma forma destruir esse sistema”, diz o estudante Johni Raoni Falcão Galanciak, 21 anos, em sua página no site de relacionamentos Orkut. “Por isso, tomem cuidado.” [...]
Criada em 2005, a Decradi, Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, mapeia as principais gangues de São Paulo. Em seu sistema, há cerca de 3 000 fotos de arruaceiros e suas armas.
Quando um deles se mete em confusão, é fichado. Assim, a polícia tenta patrulhar e acompanhar a ação de grupos como Ameaça Punk, Vício Punk, Devastação Punk, Phuneral Punk, Carecas do ABC, Carecas do Subúrbio, Front 88, Impacto Hooligan, Brigada Hooligan, entre outros. Uns pregam o anti-semitismo, outros, o patriotismo, e há os que nutrem ódio por nordestinos, negros e homossexuais. A maioria desses moicanos ou cultores de músculos, no entanto, mal conhece as teorias que defende e apenas repete bordões ouvidos de terceiros. Com suas roupas características (skinheads usam coturno, suspensórios, calças camufladas; punks vestem camisetas de bandas e calças rasgadas), são freqüentemente identificados em alguns pontos
da cidade. [...]
Em geral, os membros dessas facções são jovens de classe média baixa. Muitos trabalham como office boys, seguranças, vendedores, auxiliares de escritório ou se apresentam como estudantes. Freqüentam os mesmos lugares e compartilham os gostos musicais (reggae, ska e punk – de variadas vertentes).
Bandas como Toy Dolls, Virus 27, Skrewdriver e Four Skins fazem a cabeça dos skinheads. Os punks preferem Cólera, Inocentes, Garotos Podres, Plebe Rude, Ramones, Sex Pistols, Olho Seco e The Misfits.
Alguns líderes dessas bandas se sentem desconfortáveis com a onda de violência entre seus fãs. “Infelizmente, há bandidos imbecis da pior espécie que vestem a bandeira do movimento punk para praticar agressões gratuitas”, diz Michel Stamatopoulos, o Sukata, baixista dos Garotos Podres. Para não serem tachados de catalisadores de violência, os Garotos Podres têm evitado shows em São Paulo. Ultimamente, apenas duas ou três das cinqüenta apresentações anuais que fazem ocorrem por aqui. [...]
Quando surgiram, na década de 70, os punks ficaram conhecidos por criticar “o sistema”, o que quer que isso significasse. Já a marca dos skinheads, que nasceram no mesmo período, são o racismo e o nacionalismo exacerbado. Não à toa, o ídolo de parte do grupo é o ditador nazista Adolf Hitler (foto). Nas facções paulistanas, no entanto, essas características se misturam. “Os grupos Devastação Punk e Vício Punk também são racistas”, afirma a delegada Margarette Barreto, do Decradi. “Não é muito clara a linha ideológica de cada um.” A maioria dos agressores mal conhece as teorias originais de cada movimento e apenas repete bordões ouvidos de terceiros. São jovens entre 16 e 26 anos, boa parte de classe média baixa, entre eles estudantes, office boys, auxiliares de escritório, seguranças e vendedores de camisetas e adereços do estilo.
Cabelo colorido com corte moicano é uma das características dos punks. Já os skinheads (cabeça raspada, em inglês) são, claro, carecas. As duas tribos usam calças camufladas e coturnos. Os skinheads são vistos com suspensórios (no caso dos neonazistas White Powers, de cor branca). Os punks vestem camisetas com nome de banda e, muitas vezes, exibem tatuagens malfeitas, correntes e braceletes. Os skinheads trazem adereços nacionalistas. Alguns tatuam a bandeira do Brasil no corpo. [...]
Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2008.

Faça sua redação, posicionando-se a respeito da seguinte afirmativa:
Esse pessoal parece confundir anarquia com baderna e protesto com violência.

Observações:
1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.
2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral.
3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

SITUAÇÃO B
A festa do iPod é um dos hits do momento entre os jovens espanhóis. Trata-se de um encontro sem música ambiente, onde cada um leva seu aparelho, coloca os fones no ouvido e ouve o que quer. Com pouca conversa, estão todos “juntos”, mas cada um mergulhado em seu próprio mundo. Esse tipo de comportamento não está restrito ao povo espanhol. Adolescentes reproduzem a cena em todos os continentes, preocupando pais atônitos (com uma realidade muitas vezes desconhecida) e dividindo especialistas. Há os que garantem que esses garotos estão se isolando, voltando-se cada vez mais para si mesmos. Já outros defendem que, graças à tecnologia, esses mesmos adolescentes estão mais inteligentes e bem informados.
De toda forma, a única coisa de que se tem certeza até agora, e é unanimidade entre as correntes de pensamento, é que os riscos e os benefícios dessas práticas podem coexistir.
A chamada “geração tecnológica” (iGeneration) inspirou a professora Jean Twenge, do Departamento de Psicologia da Universidade San Diego, a pesquisar mais de 1,3 milhão de jovens americanos. Segundo a professora, “Os jovens de hoje têm mais liberdade e independência, mas estão mais ansiosos e solitários”.
Para ela, “Eles são multimídia e querem fazer tudo ao mesmo tempo e a tecnologia favorece esse imediatismo.
Assim, quanto mais alternativas, maior a confusão”, completa o sociólogo e especialista em juventude e tecnologia, Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo os estudiosos, o isolamento físico é o principal risco do vício tecnológico. É o caso da jovem Sabrina Pinheiro, 18 anos, de São Paulo, que sai do cursinho todos os dias às 12h30 e, ao chegar em casa, ingressa num universo paralelo.
Os tocadores de MP3 e iPods também podem funcionar como instrumento de isolamento para muitos jovens. Thayssa Carvalho, 16 anos, do Rio de Janeiro, por exemplo, sai sempre com os amigos, mas cada um leva o seu iPod para um encontro de poucas palavras e muita música, tal qual os jovens espanhóis.
As conclusões de Twenge receberam críticas de outros analistas. “A tendência ao isolamento é uma marca da personalidade de cada um, não de uma geração”, contesta o psicólogo Kali Trzesniewski, especialista em auto-estima pela Universidade de Standford (EUA). “O comportamento dos jovens depende da educação que eles receberam. Mesmo sem a tecnologia, existe o garoto que se isola da família porque prefere ler livros ou jogar bola”, complementa Testa. Mas todos os psicólogos concordam num ponto. Não adianta proibir o uso da internet, do iPod ou dos jogos eletrônicos. O fundamental é conscientizar a garotada sobre os limites do uso.
Carina Rabelo, Istoé, edição 2001, 12 de março de 2008.

Faça sua redação, posicionando-se em relação ao isolamento dos jovens provocado pelo uso exagerado da tecnologia.

Observações:
1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.
2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral.
3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

9 de ago de 2009

DIEGO RODRIGO PERGUNTA

Diego Rodrigo disse...

Tenho várias amigas formadas em Téc em Turismo e agora algumas formandas em Téc de Eventos. Estudar no instituto federal tem um amplo leque de profissões, Inez você poderia falar sobre os Institutos Federais antigos cefet's

8 de Agosto de 2009 20:20
RESPOSTA:
REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mantenedora dos Institutos Federais de Educação Tecnológica cobre todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.
Estou colocando as Escolas do Estado do Pará por ser o Estado que você está localizado.

ESTADO DO PARÁ

Instituto Federal do Pará
Endereço: Travessa Marise Barros nº 2220 - Bairro Marco CEP: 66.085-170
Telefone: (91) 3228-1719
Fax: (91) 3226-9710
E-mail: cefetpa@cefetpa.br
Site: www.cefetpa.br; ,www.ifpa.edu.br
Reitor: Edson Ary de Oliveira Fontes

CURSOS OFERECIDOS:

CURSOS TÉCNICOS:
Técnico em Pesca, Técnico e Aqüicultura e Técnico em Mineração. Técnico em Designer de Móveis e Interiores, Técnico em Informática e Técnico em Telecomunicações, Técnico em Controle e Processos Industriais, Técnico em Estradas, Técnico em Edificações e Técnico em Saneamento, Técnico em Realizador de Eventos, Técnico em Geomática e Técnico em Design Industrial
CURSOS SUPERIORES:
Licenciatura Plena em Biologia, Educação Básica, Física, Geografia, Matemática, Química e letras; Engenharia de materiais, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Saúde Pública, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologia em Gestão Pública.


Campus Belém
Endereço: Av. Almirante Barroso, 1155Marco - Belém / PA - CEP: 66093-020
Telefone: (91) 3201-1798 / 3201-1796
Fax: (91) 3226-9710
E-mail: cefetpa@cefetpa.br
Site: www.cefetpa.br
Diretor: Manuel Antônio Quaresma Rodrigues

CURSOS OFERECIDOS

CURSOS TÉCNICOS:
Pesca, Aqüicultura, Mineração, Design de Móveis e Interiores, informática, Telecomunicações, Automação Industrial, Química, Metalurgia, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Estradas, Saneamento, Edificações, Realizador de Eventos, Geomática e Design Industrial.

CURSOS SUPERIORES:
Licenciatura Plena em Biologia, Educação Básica, Física, Geografia, Matemática, Química e Letras, Engenharia de materiais, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Saúde Pública, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Tecnologiam Gestão Pública.


Campus Castanhal
Rodovia BR 316, Km 63 - Saudade Castanhal / PA - CEP: 68740-970
Telefone: (91) 3412-1604 / 3721-3302
Fax (91) 3412-1611
E-mail: gabinet@eafc-pa.gov.br e dg@eafc-pa.gov.br
Site: www.eafc-pa.gov.br
Diretor: Francisco Edinaldo Feitosa Araújo
OBS: Não foi fornecida a lista de cursos.

Campus Altamira
Rua Coronel José Porfírio nº 2515São Sebastião Altamira / PA - CEP: 68372-040
Telefone: (91) 3515-359
Diretora: Marcos Vinícius Sadalla Barreto
OBS: Não foi fornecida a lista de curos.

Campus Industrial de Marabá
Endereço: Folha 22, Quadra Especial - Nova MarabáMarabá / PA - CEP: 68508-970
Telefone: (91) 3322-4944
Fax: (91) 3323-3217
Diretor: Augusto Sérgio Moreira Cardoso
OBS: Não foi fornecida a lista de cursos

Campus Tucuruí
Endereço: Rua Porto Colômbia, 12 Vila Permanente Tucuruí / PA - CEP: 68458-970
Telefone: (91) 3778-1029
Fax: (91) 3778-1029
Diretora: Laura Isabel Delucena Carrielo
OBS: Não foi fornecida a lista de cursos.

Campus Rural de Marabá
Endereço: Rua Vitória Régia, 117, Bairro Amapá, CEP 68.502-120, Marabá-PA
Telefone / Fax: (94) 33245391 / (94) 91642209 / (91) 82160100
E-mail: ruralmaraba@ifpa.edu.br;carsol@nautilus.com.br
Site: www.ruralmaraba.ifpa.edu.br
Diretor: Augusto Sergio Cardoso

CURSO OFERECIDO:
Curso Técnico em Recursos Naturais.

Os Vestibulinhos para os Cursos Técnicos e Vestibulares para os Cursos Superiores são realizados a cada semestre

8 de ago de 2009

TÉCNICO EM TURISMO E MAIS DOIS SELINHOS














SELO: ESTE BLOG ACERTA EM CHEIO


Este foi indicado por Vini e Carol BLOG http://schraubles.blogspot.com/
Agradeço a eles por esse carinho

Regras:
Se você recebeu este selo, sua missão é indicar 10 blogs para recebê-lo.Os indicados são:
SELO TEU BLOG É TRI LEGAL INDICADO POR FLAVIANA DO BLOG
http://bonitadocepimenta.blogspot.com/

REGRAS:
Listar 5 desejos: (Tudo Material hehehe)- Um Computador Novo
- Ter um sítio
- Uma TV de Plasma 32 Polegadas
- Um apartamento novo
- Comprar um carro 0 Km

5 características minhas:- Senso de Justiça
- Observadora
- Curiosa
- Gosto de ajudar
- Boa memória

Indicar 5 blogs.

http://pheull.blogspot.com/
http://pequenosdeleites.blogspot.com/
http://tempo-horario.blogspot.com/
http://escrivaminha.blogspot.com/
http://esperaemdeus.blogspot.com/



TÉCNICO EM TURISMO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Técnico e, Turismo acompanha e executa atividades e projetos organizados pelo Bacharel em Turismo.
Acompanha a execução de programas turísticos, a divulgação, promoção e vendas.
Atende ao cliente, providencia reservas de passagens e hotéis, emite bilhetes aéreos e rodoviários.
Orienta clientes no planejamento de viagens.
Cuida do processamento da documentação dos clientes orientando-os quanto à obtenção de passaportes, vistos e atestados médicos.
Orienta clientes na obtenção de financiamentos, auxilia-os no preenchimento de formulários de informações cadastrais, consultando tabelas de juros e coeficientes e estabelecendo o contato com bancos e financeiras.
Providência a troca de moedas para o cliente, em viagens internacionais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Agências de viagem, hotéis, secretarias de turismo, aeroportos.




7 de ago de 2009

TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM BANCO DE DADOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
O Tecnólogo em Informática com Ênfase em Banco de Dados analisa dados técnicos, desenvolve estudos especiais, orienta e analisa esquemas executivos.
Dirige, orienta, coordena, supervisiona e fiscaliza serviços técnicos.
Desenvolve projetos, elabora especificações, instruções, divulgação técnica, orçamentos e planejamentos.
Faz adaptações de projetos, processos, produtos e serviços às condições de execução.
Realiza vistoriais, avaliações e laudos técnicos.
Executa, conduz e Responsabiliza-se por serviços técnicos.
Presta serviços de assessoria e consultoria.
Gerencia sistemas de informação das empresas, promove o desenvolvimento de novos produtos e ou serviços que utilizam a tecnologia de banco de dados.
Desenvolve, implanta, gerencia e faz adequação de banco de dados

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Todo tipo de empresas que utilize de banco de dados.
KELLY CHRISTI PERGUNTA
Kelly Christi disse...

dá pra usar a escrita em gestão ambiental?bjitos
6 de Agosto de 2009 20:58

RESPOSTA:
A escrita é usada em todas as profissões, em algumas um pouco mais em outras um pouco menos, mas, sempre é usada.
Qualquer que seja o profissional tem que saber se comunicar, mesmo que seja somente para detalhar um projeto, o profissional em Gestão Ambiental utiliza a escrita para elaborar e desenvolver projetos para prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das águas e a deterioração das mata e do solo, no planejamento do crescimento de cidades e ocupação de terrenos, na elaboração de programas de reciclagem e na orientação de pessoal.

6 de ago de 2009

VOCÊ ME PERGUNTA EU RESPONDO

Rafael Watanabe disse...

Hey, eu de novo (:Obrigado pelas visitas.Hoje eu tenho uma pergunta (é mais uma dúvida pessoal do que algo realmente que eu nao tenha nenhum conhecimento). O Seguinte: me interesso por cinema, e, se alguma faculdade aqui em goiás oferecesse esse curso, eu estaria cursando. Então, por não ter condições de mudar pra uma cidade que oferecesse o curso, eu optei por Publicidade e Propaganda (que sempre fora minha segunda opção). Ai me disseram, quando comecei o curso, que eu poderia me especializar no cinema, porém eu não vejo como posso fazer isso. Ai se você puder comentar sobre o papel de um Publicitário especializado na área do cinema, eu ficaria muitissimo agradecido :D
5 de Agosto de 2009 23:08

RESPOSTA:

Formado em Publicidade e Propaganda pode fazer especialização em Cinema sim, neste caso você terá que sair da sua Cidade para fazer a especialização em uma Faculdade que tenha o Curso de Cinema.
O Publicitário com especialização em Cinema poderá atuar com roteirista, produtor, argumentista e diretor de peças publicitárias para veiculação em emissoras de TV e Cinema.

5 de ago de 2009

VOCÊ ME PERGUNTA EU RESPONDO

Rosangela A. Santos disse...

Tenho curiosidade na área da beleza, pois as vezes vejo materias falando que é um mercado que não para de crescer e que nunca entra em crise.Tem realmente haver isso???
Abç adoro o seu blog!!

4 de Agosto de 2009 16:50

RESPOSTA:
A área de beleza tem um mercado bastante vasto, a procura por estes profissionais vem crescendo a cada dia uma vez que a importância dos cuidados com o corpo e beleza tem despertado cada vez mais a atenção das pessoas.
Sobre a carreira de Estética e Cosmetologia postei em 20/03/2009, dê uma olhadinha para mais informações.



Janelas do Rosto disse...

Pscologia jurídica é uma especialização de psicologia?

4 de Agosto de 2009 22:43

RESPOSTA:
Sim, Psicologia Jurídica é uma especialização de Psicologia que atua no planejamento e atendimento junto a presídios, abrigos de menores infratores.Dá assessoria em questões jurídicas elaborando laudos psicológicos para diversas finalidades.Acompanha casos de adoção, desenvolve programas educacionais para presidiários e menores abandonados.

FUVEST 2.010

O Manual da FUVEST para o vestibular 2010 já está a disposição dos candidatos somente pela internet e pode ser baixado no site da FUVEST.

Clique aqui para fazer o Download.

4 de ago de 2009

VOCÊ ME PERGUNTA EU RESPONDO

Cetreus Nominal disse...

O que você pode me dizer de Psicologia Jurídica e Oceanografia ?

3 de Agosto de 2009 22:03

A Psicologia Jurídica tem crescido bastante nos últimos ano e tende a continuar crescendo.

O mercado de trabalho para o oceanógrafo sta em expansão nos últimos tempos devido à necessidade das empresas de vários setores desenvolver atividade de forma sustentável, sem causar danos ao meio ambiente. Há boas oportunidades de trabalho em empresas de consultoria ambiental, que prestam serviços às empresas de petróleo.
Outras oportunidades de trabalho estão em gerenciamento de projetos e programas de educação ambiental, produção de organismos marinhos, como ostras e camarão e em prefeituras de cidades litorâneas.

3 de ago de 2009

RESPONDENDO PERGUNTAS

Gúh! disse...

Quero fazer uma pergunta :D
"Eu amo escrever, descobri isso após o blog, amo artes e cultura, há alguma carreira que eu possa juntar os dois ?":)
Inez, se vc responder, por favor me avisa :)

2 de Agosto de 2009 18:49

RESPOSTA
Há várias profissões onde é possível juntar artes, cultura e escrever, são elas: Artes Cênicas, Letras, Produção Editorial, Cinema, Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Museologia e Terapia Ocupacional.
Pesquise sobre cada uma delas para saber qual atenderá mais seus desejos.
Todas essas profissões já forma postadas no blog.
Boa Sorte.



TAIS MOREIRA disse...

Eu amo psicologia, mas o curso está muito caro...Existe alguma faculdade em que o curso esteja mais barato?
Beijos e comente lá no meu blog, quando puder, ok?^^

2 de Agosto de 2009 18:51

RESPOSTA:
O preço das Faculdade de Psicologia são todos mais ou menos iguaIS, o que pode ser feito e tentar Bolsa de Estudos.
No dia 01/02/2009 postei no Blog informações sobre como conseguir Bolsa de Estudos para Cursos Superiores.

Cetreus Nominal disse...

Inez!
Esta cada vez mais dificil conversar com profissionais da área. Como você sugere que facilitacemos essa comunicação ?abraços.

2 de Agosto de 2009 19:22

RESPOSTA:
Para facilitar a comunicação com profissionais das carreiras de interesse pode-se usar algumas estratégias, como por exemplo, perguntar a parentes e amigos se conhece alguém que atua na profissão pretendida, caso conheçam pedir para a pessoa promover um encontro onde possam conversar.
Muitas escolas de Ensino Médio promovem eventos de Informação Profissional para seus alunos e abertos ao público, neste caso é interessante ver na sua região que escolas realizam esse tipo de evento.
Uma outra forma bastante utilizada é visitar faculdades que oferecem o curso de interesse, neste caso é preciso entrar em contato com a faculdade de seu interesse, dizer que quer fazer um determinado curso oferecido por ela, que tem algumas dúvidas e gostaria de agendar uma visita para conhecer melhor o curso e a faculdade.
As Faculdades costumam colocar alguém para acompanhar e é possível também conversar com professores.
Ainda há faculdades que promovem eventos dirigidos a estudantes do ensino médio, que além da visita a instituição há também demonstrações do funcionamento do curso.

2 de ago de 2009

VOCÊ ME PERGUNTA EU RESPONDO

Felipe disse...

Nossa Esse blog esclarece muitas coisas...
Tenho uma pergunta. Estou no segundo ano e gosto de mexer com coisas relacionadas a design digital. Quais profissões que existem para esse tipo de trabalho?

1 de Agosto de 2009 19:07
RESPOSTA:
Bem Felipe primeiro faça-se a seguinte pergunta: Gosto de design digital como usuário ou quero trabalho com isso?
Gostar como usuário é diferente de trabalhar com Design Digital, o profissional lida muito com matemática.
Há várias profissões que permitem lidar com o Design Digital, são elas: Tecnologia em Web Design, Tecnologia em Desenvolvimento de Web, Tecnologia em Desgin Multimídia, Tecnologia em Produção Multimídia e Desenho Industrial, procure o máximo de informações possíveis sobre estas profissões para analisar qual delas atende melhor aos seus interesses.
Todas essas profissões já foram publicadas no blog.



inculturapop disse...

Faço faculdade de matemática há 2 anos, mas descobri que gosto de escrever e acho que seria um bom jornalista, eu deveria mudar de curso?

2 de Agosto de 2009 01:36
RESPOSTA:

É aconselhável que você faça uma análise sobre o que mais gosta de fazer, procure o máximo de informações sobre estas duas profissões, se possível converse com profissionais, antes de desistir do curso que está fazendo.
Procure conhecer bem as atividades destes profissionais, a situação do mercado de trabalho, possibilidades de emprego, em posse das informações faça a análise para decidir o que realmente quer.
Vale lembrar que Jornalismo não é só escrever, antes disso tem que ir em busca da notícia. Veja as informações sobre Jornalismo e a Entrevista com a Jornalista já colocadas no blog.

1 de ago de 2009

VOCÊ ME PERGUNTA EU RESPONDO

catrak disse...

A eu curto natureza e muita adrenalina. qual faculdade ou profissão devo correr atraz, tirando turismo que não é minha praia.
Artilharia Digital http://artilhariadigital.blogspot.com/
29 de Julho de 2009 23:36

RESPOSTA:

Existem muitas profissões ligadas à natureza, busque bastantes informações sobre elas para saber qual poderá atender melhor aos seus desejos.
As profissões que permitem trabalhar com a natureza e na natureza são: Engenharia Agronômica (Agronomia), Medicina Veterinária, Ecologia, Engenharia Ambiental, Administração Rural, Ciências Biológicas com especialização em Botânica ou Zoologia, Engenharia de Agrimensura e Tecnologia em Saneamento Ambiental.


Vini e Carol disse...

Nossa, que interessante!
Bom saber que você responde as perguntas das pessoas! hahaha.
Quando tiver alguma dúvida, irei vir aqui.
Aliás, não sei se você responde qualquer pergunta, mas tenho uma dúvida.
Futuramente irei fazer uma entrevista de emprego com uma Psicóloga, quais as perguntas que geralmente uma Psicóloga faz em uma entrevista para um cargo em uma empresa??
(Seria para trabalhar em uma empresa, que a Psicóloga trabalha fazendo entrevistas, não seria para trabalhar com ela, entendeu?)
Beijos.
Vinicius.

30 de Julho de 2009 21:11

RESPOSTA:

Não sei dizer o que exatamente a Psicóloga poderá pergunta, mas, com certeza serão perguntas relacionadas ao cargo e função que irá desempenhar na empresa.
Procure ser o mais natural possível, responda as perguntas com segurança e calma, olhando para a entrevistadora. Se houver alguma pergunta que você não saiba a resposta diga que não sabe e que irá procurar se informar a respeito.
Pode ser também que ela faça algumas perguntas relativas ao seu comportamento pessoal, mas não se assuste são perguntas simples, responda co tranqüilidade.
Mantenha uma postura tranqüila, procure não ficar esfregando as mãos ou olhando para as unhas ou para baixo.


PHeu* Liz disse...

Genial um blog assim!
Bom, curso Direito e há muita áreas de atuação. Com tantas opções a pergunta é: Como saber escolher? Que crítério usar, o que observar?

30 de Julho de 2009 22:43

RESPOSTA:
Direito tem várias áreas de atuação, é aconselhável aguardar o final do curso para escolher em qual área deseja atuar pois já terá um conhecimento maior de cada uma delas tendo melhores condições de escolher.