10 de ago. de 2009

REDAÇÃO

A Gripe A (H1N1) fez com que as escolas adiassem o início das aulas, mesmo com as férias prolongadas quem vai prestar vestibular no final do ano ou o vestibulinho para as Escolas Técnicas precisa começar a estudar pra valer.
Então, ai vai mais um tema de Redação para treinar, afinal escrever se aprende escrevendo.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – JULHO 2008

REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Leia com atenção todas as instruções.
A) Você encontrará duas situações sobre assuntos diferentes para fazer sua redação. Leia as duas situações propostas até o fim e escolha aquela com que você tenha maior afinidade ou a que trata de assunto sobre o qual você tenha maior conhecimento.

B) Uma vez escolhida a situação, registre sua escolha na folha de prova, no lugar adequado, escrevendo apenas A ou B, conforme o caso.

C) Dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.

D) Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.

E) Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

F) Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.

G) Se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

SITUAÇÃO A
Na cabeça de uns, espalhafatosos moicanos azuis, verdes ou vermelhos espetados com gel. Na de outros, só o brilho da careca. Dentro delas, nenhum estofo intelectual para serem representantes, como costumam pregar, de qualquer corrente ideológica que seja, mas imbecilidade suficiente para sair por aí depredando, batendo e até matando. “Gosto de beber, conhecer novos punks, brigar e agitar muito. Sou um cara subversivo e tento de alguma forma destruir esse sistema”, diz o estudante Johni Raoni Falcão Galanciak, 21 anos, em sua página no site de relacionamentos Orkut. “Por isso, tomem cuidado.” [...]
Criada em 2005, a Decradi, Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, mapeia as principais gangues de São Paulo. Em seu sistema, há cerca de 3 000 fotos de arruaceiros e suas armas.
Quando um deles se mete em confusão, é fichado. Assim, a polícia tenta patrulhar e acompanhar a ação de grupos como Ameaça Punk, Vício Punk, Devastação Punk, Phuneral Punk, Carecas do ABC, Carecas do Subúrbio, Front 88, Impacto Hooligan, Brigada Hooligan, entre outros. Uns pregam o anti-semitismo, outros, o patriotismo, e há os que nutrem ódio por nordestinos, negros e homossexuais. A maioria desses moicanos ou cultores de músculos, no entanto, mal conhece as teorias que defende e apenas repete bordões ouvidos de terceiros. Com suas roupas características (skinheads usam coturno, suspensórios, calças camufladas; punks vestem camisetas de bandas e calças rasgadas), são freqüentemente identificados em alguns pontos
da cidade. [...]
Em geral, os membros dessas facções são jovens de classe média baixa. Muitos trabalham como office boys, seguranças, vendedores, auxiliares de escritório ou se apresentam como estudantes. Freqüentam os mesmos lugares e compartilham os gostos musicais (reggae, ska e punk – de variadas vertentes).
Bandas como Toy Dolls, Virus 27, Skrewdriver e Four Skins fazem a cabeça dos skinheads. Os punks preferem Cólera, Inocentes, Garotos Podres, Plebe Rude, Ramones, Sex Pistols, Olho Seco e The Misfits.
Alguns líderes dessas bandas se sentem desconfortáveis com a onda de violência entre seus fãs. “Infelizmente, há bandidos imbecis da pior espécie que vestem a bandeira do movimento punk para praticar agressões gratuitas”, diz Michel Stamatopoulos, o Sukata, baixista dos Garotos Podres. Para não serem tachados de catalisadores de violência, os Garotos Podres têm evitado shows em São Paulo. Ultimamente, apenas duas ou três das cinqüenta apresentações anuais que fazem ocorrem por aqui. [...]
Quando surgiram, na década de 70, os punks ficaram conhecidos por criticar “o sistema”, o que quer que isso significasse. Já a marca dos skinheads, que nasceram no mesmo período, são o racismo e o nacionalismo exacerbado. Não à toa, o ídolo de parte do grupo é o ditador nazista Adolf Hitler (foto). Nas facções paulistanas, no entanto, essas características se misturam. “Os grupos Devastação Punk e Vício Punk também são racistas”, afirma a delegada Margarette Barreto, do Decradi. “Não é muito clara a linha ideológica de cada um.” A maioria dos agressores mal conhece as teorias originais de cada movimento e apenas repete bordões ouvidos de terceiros. São jovens entre 16 e 26 anos, boa parte de classe média baixa, entre eles estudantes, office boys, auxiliares de escritório, seguranças e vendedores de camisetas e adereços do estilo.
Cabelo colorido com corte moicano é uma das características dos punks. Já os skinheads (cabeça raspada, em inglês) são, claro, carecas. As duas tribos usam calças camufladas e coturnos. Os skinheads são vistos com suspensórios (no caso dos neonazistas White Powers, de cor branca). Os punks vestem camisetas com nome de banda e, muitas vezes, exibem tatuagens malfeitas, correntes e braceletes. Os skinheads trazem adereços nacionalistas. Alguns tatuam a bandeira do Brasil no corpo. [...]
Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2008.

Faça sua redação, posicionando-se a respeito da seguinte afirmativa:
Esse pessoal parece confundir anarquia com baderna e protesto com violência.

Observações:
1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.
2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral.
3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

SITUAÇÃO B
A festa do iPod é um dos hits do momento entre os jovens espanhóis. Trata-se de um encontro sem música ambiente, onde cada um leva seu aparelho, coloca os fones no ouvido e ouve o que quer. Com pouca conversa, estão todos “juntos”, mas cada um mergulhado em seu próprio mundo. Esse tipo de comportamento não está restrito ao povo espanhol. Adolescentes reproduzem a cena em todos os continentes, preocupando pais atônitos (com uma realidade muitas vezes desconhecida) e dividindo especialistas. Há os que garantem que esses garotos estão se isolando, voltando-se cada vez mais para si mesmos. Já outros defendem que, graças à tecnologia, esses mesmos adolescentes estão mais inteligentes e bem informados.
De toda forma, a única coisa de que se tem certeza até agora, e é unanimidade entre as correntes de pensamento, é que os riscos e os benefícios dessas práticas podem coexistir.
A chamada “geração tecnológica” (iGeneration) inspirou a professora Jean Twenge, do Departamento de Psicologia da Universidade San Diego, a pesquisar mais de 1,3 milhão de jovens americanos. Segundo a professora, “Os jovens de hoje têm mais liberdade e independência, mas estão mais ansiosos e solitários”.
Para ela, “Eles são multimídia e querem fazer tudo ao mesmo tempo e a tecnologia favorece esse imediatismo.
Assim, quanto mais alternativas, maior a confusão”, completa o sociólogo e especialista em juventude e tecnologia, Antônio Flávio Testa, da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo os estudiosos, o isolamento físico é o principal risco do vício tecnológico. É o caso da jovem Sabrina Pinheiro, 18 anos, de São Paulo, que sai do cursinho todos os dias às 12h30 e, ao chegar em casa, ingressa num universo paralelo.
Os tocadores de MP3 e iPods também podem funcionar como instrumento de isolamento para muitos jovens. Thayssa Carvalho, 16 anos, do Rio de Janeiro, por exemplo, sai sempre com os amigos, mas cada um leva o seu iPod para um encontro de poucas palavras e muita música, tal qual os jovens espanhóis.
As conclusões de Twenge receberam críticas de outros analistas. “A tendência ao isolamento é uma marca da personalidade de cada um, não de uma geração”, contesta o psicólogo Kali Trzesniewski, especialista em auto-estima pela Universidade de Standford (EUA). “O comportamento dos jovens depende da educação que eles receberam. Mesmo sem a tecnologia, existe o garoto que se isola da família porque prefere ler livros ou jogar bola”, complementa Testa. Mas todos os psicólogos concordam num ponto. Não adianta proibir o uso da internet, do iPod ou dos jogos eletrônicos. O fundamental é conscientizar a garotada sobre os limites do uso.
Carina Rabelo, Istoé, edição 2001, 12 de março de 2008.

Faça sua redação, posicionando-se em relação ao isolamento dos jovens provocado pelo uso exagerado da tecnologia.

Observações:
1 - Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo.
2 - Não deixe de dar um título a sua redação, de acordo com a orientação geral.
3 - Não copie trechos dos textos motivadores.

23 comentários:

Antonoly Maia disse...

Para se escrever de uma forma correta e também para saber se expressar, é fundamental ler bons livros e treinar bastante a escrita.
Beijos!

Blog do Jeco disse...

Olá Inez! Tudo bem?
Vou prestar vestibular no final do ano, e mesmo este assunto
sendo o mais falado a cada dia, eu não não tinha
pensado que ele poderia ser um tema
de redação.
Abraços..

Anônimo disse...

Com certeza será tema de muito evstibular pelo Brasil a fora um tma importante e super atual.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Vini e Carol disse...

Acho que essa prolongqação de férias foi ruim justamente para os vestibulandos.
Pois os estudos já são super corridos normalmente, agora com a "pausa" será 2 vezes mais corridos.

Beijos.

Marcelo Augusto disse...

Ótimo Texto! Importante para pessoas que precisam passar, afinal a redação conta muito

sucessos, inez.

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

Realmente a gripe está transtornando a vida das pessoas. Por um lado é bom pois elas têm férias maiores, mas depois têm que correr atrás do prejuízo. Muito legal seu trabalho de auxiliar os vestibulandos!

Anônimo disse...

Já to ae pegando essas dicas pro vestibular que eu vou fazer no fim do ano...valeu...=]


Visita ae qq hora:
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

Eu, Thiago Assis disse...

O pessoal ria de mim qnd eu dizia q gostava de redação no colégio, mas nunca pude dizer que não gostava.
Hj faço cursinho, mas não deixo de fazer minhas redações a cada semana.

Sentia necessidade de encontrar um local que sugerisse temas para tal, e graças ao orkut encontrei teu blog... ainda bem.

Minha professora agora terá que corrigir mais essas redações que eu fizer a partir daqui ^^

Obrigado pelo interessantissimo blog. Começarei pelo 2º tema
o/


www.euthiagoassis.blogspot.com

Renan Barreto disse...

Bem, Inez, eu vivo de escrever. rs é pra jornal, blog, site, portais, revistas, até pra rádio rsr Mas eu só posso dar um toque sobre redação que acho primordial. Agregar cultura, ler muito, ir à exposições, ler jornais, se informar sobre tudo. Se vc tiver uma visão ampla do mundo sua redação vai ser boa naturalmente, mas é lógico que deve-se escrever sempre pra melhorar cada vez mais.

Abração!

Valeu!!!

http://renanbarretoonline.blogspot.com/

Leo disse...

Tenho certeza eu um dos temas será a gripe suina. é o mais provavel.
Não sei se tem, afinal não deu tempo de procurar, mais gostaria de saber mais sobre a profissão de publicidade e propaganda. Estou no terceiro ano e é isso que eu estou pensando.


http://parada-ob.blogspot.com/

Fabrício Bezerra disse...

vou slavar essa postagem os meus favoritos,eu preciso disso

GustavoSilva disse...

A gripe esta mexendo com a cabeça das pessoas...

Raphael disse...

Otimas dicas!
Eu quero dar um pitaco tbm!

Ja me formei... da dicas de Pós-graduações tbm!


hasta!

Carine Galle disse...

nessa hora vale memso uma ajudinha pra se decidir..mto bom.

Macaco Pipi disse...

INEZ OU ALGUEM SABE QUAL O CODIGO QUE OCULTA PARTE DA POSTAGEM...??
COMO TEM EM ALGUNS BLOGS:

"LER COMPLETO AQUI"

SEMPRE ALGO DO TIPO...

Guttwein disse...

Redação é treino mesmo... e muita leitura. Qto maior o hábito de leitura, melhor vc se sai na redação. Jornal, revista, blogs! Tudo é válido para se aprimorar...

E o tema da redação que vc sugeriu, o 1... conheço bem viu... vivencio essa realidade a um bom tempo rsrs...

Anônimo disse...

É verdade...redação é preciso sempre praticar, nunca parar de escrever...

Já fui um excelente aluno de redação, mas depois q passei no vestibular nunca + pratiquei, hoje vejo que perdi mta coisa...principalmente começar uma redação...rs

http://caopelado.blogspot.com/

Wellington disse...

Valeu pela dica dona Inez eu fiz vertibular para Uberlândia e estou estudando a prova! =) Infelizmente Matemática tem sigo a pedra! XP Vou praticar uma redação com a proposta que vc deixou em seu blog! Valeu!

Abraços!

http://neowellblog.wordpress.com/

mateusbonez disse...

Otima dica pra vestiba, boom demais!

http://tiomah.blogspot.com/

Fábio Pegrucci disse...

Como já tive oportunidade de dizer, acho muito bacana esse trabalho que vc faz.

Em se tratando de orientar uma prova de redação, muito mais: em tempos de "internetês", em que a garotada (em grande parte) parece ter se esquecido do que é um texto formal...

Airton disse...

oiii
nossa q legal em
pra quem vai prestar vestibular eh bom treinar
eu lembro q no colegio qnd tinhamos temas fixos acabava tendo dificuldade ja na facu sei la
to bem heheeh

bjoo

Lee Telemensagem disse...

vou prestar vestibular e isso me caiu como uma luva, como sempre post informativos, educativos e lindos!

Shellen disse...

gostei muitoooo